26 de out. de 2015

Monstros do Halloween: Bruxas e Feiticeiras

Salve galerinha tio Loki na área! como foi a semana de vocês? espero que tenha sido maneira, nesse fim de semana um monte de gente louco com uma provinha famigerada chamada enem.
Nesse momento vale de tudo, claro além de está bem preparado e muito estudo, tem uma galera que faz aquela fezinha( não é a loteria) uns rezam outros fazem umas magias, dai você pensa: " Que bruxaria é essa ?" é justamente o que vamos descobrir hoje, bruxas e bruxarias.

O próprio Halloween é chamado de dia das bruxas no Brasil e nos países de língua portuguesa, o termo bruxa, existe uma discussão sobre a etimologia da palavra, apesar de ser incerta, é própria das línguas ibéricas como o português e o espanhol, pois em Latim bruxa que dizer Venefica e bruxaria: maleficia, na região espanhola há outras línguas como o basco, a palavra é falada em algumas variações como Breiches, Brouches ou bruxons.

Os termos feiticeira e bruxa são muitos confundidos, feiticeira são aquelas que buscam o conhecimento e suas magias através da natureza e outros elementos, assim como na religião Wicca. A palavra bruxa e feiticeira em inglês é dita da mesma forma WITCH é derivada da palavra Wicca
oriunda do  Saxõnico Antigo WICCA/WICCE/WICCIAN, Tradicionais da Inglaterra, assim eram conhecidos os Curandeiros e Feiticeiros Camponeses. Wicce faz menção,também, com as Palavras  WITA="Sábio"e WITEGA = "Feiticeiros Sábios" o Verbo Saxônico WIKEN  = "Dobrar,Moldar" associada à Linguagem da manufatura britânica.

O termo bruxa tornou-se comum durante a Idade Média, na Inquisição as mulheres foram perseguidas e chamadas de bruxas pois acreditava-se que as moças cultuavam o Diabo, sendo assim deveriam morrer como seu adorador: No fogo!! . As condutas de uma bruxa estavam descritas na Carta Martelo das Bruxas.( em latim Maleus Malleficarum) publicado em 1486 pelos inquisidores Heinrich Kraemer e Jacob Sprenger.

Porém antes da inquisição na Europa as mulheres místicas eram conhecidas como feiticeiras, mas com a paranoia no ar de busca pela manutenção da fé cristã, foram rotuladas como Bruxas. Essa associação com fez como que as bruxas fossem incorporadas com um dos símbolos do Halloween, geralmente uma velha que vive numa floresta com um gato preto, faz suas poções mágicas num caldeirão borbulhando, sem falar do meio de locomoção a famosa vassoura.( uma vez perguntei para uma senhora que estava varrendo a rua: " Ola, como faz pra voar nesse treco?" até hoje não sei o por que levei uma vassourada dela.)

Nossa cultura pop adora uma Bruxa prova disso: são inúmeros filmes, livros e musicas falando as vezes mal e outras bem, com a ajuda da Bella, separamos alguns desses trecos:

Livro

Saga Harry Potter (1996 - 2007) - Joanne K. Rowling



Com toda certeza o personagem mais conhecido no quesito bruxaria, o menino que descobre que é um bruxo, e como diria tio Bem "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades.", ele deve ir para a escola de magia Hogwarts, lá conhece seus grandes amigos Ronny e Hermione, ao longo dos 7 livros, Harry e os outros personagens vão crescendo e descobrindo os dois lados da magia.  

Filmes

A Bruxa de Blair (1999)

Como estamos no Halloween nada melhor que um filme de terror, o filme é baseado numa lenda antiga onde uma moça é condenada à praticas de Bruxarias. Um grupos de jovem buscando evidencias dessa lenda urbana, vão até um vilarejo chamado Blair, provar que não passa de uma lenda mesmo esse lance de bruxa.... será ?

Desenho



W.I.T.C.H. (2005 - 2008)

5 garotas escolhidas, ganham poderes mágicos , sendo chamadas de guardiãs do véu, elas são Will, Irma, Tarenee, Cornélia, Hay Lin ( as iniciais dos nomes das garotas formam a palavra WITCH, em inglês bruxa ou feiticeira). elas lutam contras forças sobrenaturais.


Bem pessoal por hoje é isso, espero que tenham gostado do post, em parceria com a Bella , sem a fera. Já conhece nossa página no facebook? basta clicar aqui!! No dia 31 tenho uma surpresa de Halloween para vocês! Uma entrevista sinistra! hahaha

Loki, o deus da zoeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário