17 de out. de 2015

Monstros do Halloween: O cavaleiro sem cabeça

Salve galerinha do caverna de ideias, essa semana foi louca! para os que ainda estão na escolinha, dois feriados uhul! agora para quem trabalha também foi um fim de semana prolongado, deu até para curtir uma prainha ou sem jogar na água mesmo afinal nesse calor dos infernos é o que resta. Vamos continuar desvendando um pouco mais sobre algumas lendas do Halloween, hoje vamos conhecer um mito famoso mas poucos sabem de sua origem, o cavaleiro sem cabeça. 

Como todas as histórias do Halloween, tem origem britânica essa não é diferente, há varias versões desse conto do cavaleiro é chamado na Irlanda de  Dullahan ou Gan Ceann (decapitado e sem cabeça), não se sabe ao certo a qual povo deu origem ao mito, uma dessas versões vem da Escócia, uma disputa de sucessão do clã MacLaine, Ewen invejava o pai queria tomar seu lugar e controle da região de Lochbuie, para resolver essa treta de família os dois marcam na saída para se pegarem na espada ou machadada.


Diante desse fato ocorre em 1538, acontece a batalha de Lochbuie, conflito entre tropas de Ewen e o Líder do clã do MacLaine. Ewen acaba sendo morto, por um golpe de machado de um dos integrantes da tropa de seu adversário, o qual decapitou sua cabeça. Esse ato resultou um maldição para o local, testemunhas já afirmam ter visto Ewen montado num cavalo negro, recolhendo as almas do campo de batalha (Lá em Asgard tem umas minas chamadas Valquírias que fazem esse trampo também).
Ele volta da morte, sem a cabeça condenado a vagar nas noites Halloween, anunciando a morte e levando as almas para a escuridão, o cavaleiro leva uma lanterna, nabos com velas para iluminar as trilhas, semelhante ao mito do Jack O'Lanterna.A lenda é levada à América pelos imigrantes europeus, por volta dos séculos XVII e XVIII, fato que serviu de inspiração para a história de como a maioria das pessoas conhecem, através da obra de Washington Irving publicado em 1820, com o título de The Legend of Sleepy Hollow ( A lenda do Cavaleiro sem cabeça) uma versão do cavaleiro nas terras do tio Sam, adaptado ao momento histórico, pós independência dos Estados unidos, no estado fundado por imigrantes holandeses, seus habitantes são atormentados pelo cavaleiro fantasma.
É um dos clássicos da literatura estadunidense, vale muito a pena ler. A obra de Irving virou filme, música e recentemente um seriado transmitido pelo canal FOX, como o tio Loki sempre coloca aqui para vocês os vídeos maneiros dessas paradas vamos lá ver:
A lenda do cavaleiro sem Cabeça (1999)
   



O filme é de 1999 dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp (não, ele não é o cavaleiro sem cabeça) vive o papel de um investigar chamado para desvendar o mistério do cavaleiro fantasma.
Sleepy Hollow - Deadsy feating Korn (Album  Deadsy 1996)
A banda de rock Deadsy no álbum homônimo, na faixa nove traz a música Sleepy Hollow, com a participação do vocalista da banda Korn, Jonathan Davis. Posteriormente a musica foi regravada pelo Korn com a participação de Marilyn Marson.
Sleppy Hollow - Serie (2013)
A série é baseada, como o filme de Tim Burton, na livro de 1820, já está na terceira temporada.


 Bem galerinha amada por hoje é isso, semana quem vem o tio Loki trará mais posts nesse mês especial de Halloween, ahh acompanhem toda galera do caverna pelo Facebook.
Loki, o deus da zoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário