7 de fev de 2016

Interpretação "Se Essa Rua Fosse Minha"

Olá galera, quem estava do outro lado da tela era a Cah (gente, mas isso foi desnecessário...), enfim, vocês devem estar perguntando "Interpretação daquela música infantil, mas o que?" calma pessoal, vocês vão ver já, já.
Quem nunca ouviu essa música:







Era uma das minhas preferidas na infância, porém a letra sempre foi um pouco... Melancólica. Mas por que será que o autor escreveria uma música para crianças assim?
Como ninguém sabe quem é o autor cabe a nós interpretar, não é mesmo? Aqui vai um motivo (que eu suponho) para a música ser melancólica.
Sentimentos:
Antigamente era muito comum em músicas expressarmos nossos sentimentos, até porque durante a Ditadura Militar no Brasil a única forma de se expressar era através da simbologia musical, um exemplo muito famoso é a música de Raul Seixas, "Mosca na Sopa":
"Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa Eu sou a mosca Que pintou pra lhe abusar"
Nessa música Raul Seixas, simbologicamente, fala para o governo: "Ei, eu sou a mosca em sua sopa, sou eu quem vou te perturbar com meu zumbido (música)." Agora vamos aplicar á música "Se Essa Rua Fosse Minha":
"Se essa rua Se essa rua fosse minha Eu mandava Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas Com pedrinhas de brilhante Para o meu Para o meu amor passar"
Neste trecho o Eu Lírico está tão apaixonado, uma paixão platônica onde ele faria tudo por ela, até, no caso, se ele tivesse uma rua colocava pedrinhas brilhantes para ela passar.
"Nessa rua
Nessa rua tem um bosque Que se chama Que se chama solidão Dentro dele Dentro dele mora um anjo Que roubou Que roubou meu coração" Neste trecho o Eu Lírico se demonstra só, triste, solitário, talvez por causa de uma possível rejeição amorosa da pessoa que ele descreve como um "anjo". "Se eu roubei Se eu roubei teu coração Tu roubaste Tu roubaste o meu também Se eu roubei Se eu roubei teu coração É porque É porque te quero bem" Neste trecho o Eu Lírico passa a ser o Anjo e ele relata que já passou por isso também e que há uma possibilidade de ficarem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário