26 de jan de 2016

Especial Psicopatas

Você já chegou a pensar se você é um psicopata?
Você se sente uma pessoa fria demais e que tem pensamentos sobre torturar e matar as pessoas por prazer ou ódio?
Bem ,eu já.E ter esses pensamentos me fez querer entender mais sobre psicopatas e sociopatas.As diferenças ,o que os faz serem assim,como detectar e claro,saber como a mente deles funciona.
E pensando nisso ,que também deve ter milhares de pessoas por ai pensando como eu que decidi fazer este especial psicopatas.
Vamos entrar um pouco na mente deles ou então...Na nossa própria?



O Que é um Psicopata?
Não sei vocês ,mas toda vez que eu ouvia a palavra "psicopata" eu pensava em Hannibal Lecter ,Jack Estripador ,estupradores em série,Serial Killers em geral na verdade.Desde os mais famosos até os mais esquecidos e então ,eu já procurava um lugar para me esconder.Mas a coisa não é bem assim.
Nem todo psicopata é um assassino em série,e pesquisas dizem que provavelmente você trombou com um psicopata na rua sem nem saber.Bem assustador ,não é?
Psicopatas são principalmente caracterizadas como pessoas frias ,egoístas e calculistas.Um psicopata não consegue se colocar no lugar de outra pessoa ,nem ter piedade ou compaixão por qualquer pessoa.Eles vêem a humanidade como peças de xadrez,um meio rápido e com sacrifícios necessários para conseguir o que querem.Mas todo psicopata tem um ponto fraco ,é claro ,como qualquer um.Pode ser uma pessoa ou um animal ou objeto.
Muitos psiquiátras que estudam a mente de psicopatas alegam que no mundo ,por psicopatas não terem medo e fazerem de tudo para conseguir o que querem ,devem ter muitos por ai gerenciando grandes redes internacionais ,pois conseguir o que querem sem se preocupar com ou outros, ou os riscos ,é algo bem "necessários" para estes.
Mas um psicopata ,nem sempre é uma pessoa extremamente violenta e que virará um serial killer,este é um equivoco muito comum.Apesar de a psicopatia influenciar bastante já que psicopatas são "viciados" em dopamina ,um neurotransmissor que ativa a área do cérebro responsável pela recompensa,como eu disse lá em cima,um psicopata provavelmente passou por você hoje e você sobreviveu não é?

Por que é causada?
Não se sabe ainda as causas da psocopatia,só se sabe que ela é uma anomalia no funcionamento de uma área específica do cérebro, o córtex orbitofrontal. Esta região é responsável por levar as emoções ao resto do cérebro e no psicopata ela se apresenta quase sem atividade.É possível que ela seja herdada ,não necessariamente do pai ou da mãe ,mas de um parente mais distante,mas o fato é que uma pessoa nasce psicopata.E apesar de ser muito raro ,é possível "tratar" a psicopatia e usá-la para algo bom.

Psicose X Psicopatia X Sociopatia
Essas são três coisas que tem seus lados ,mas são diferentes.Apesar de muitos alegarem que psicopatas e sociopatas são exatamente a mesma coisa.
Um psicopata é uma pessoa fria ,mas que tem um carisma para conseguir o que se deseja,apesar de não sentir apatia,um sociopata também é uma pessoa bem lúcida,que sabe o que é real.Ele também ,de alguma forma quer provar seu valor ,ser melhor que os outros .Um sociopata não tem relações e nem quer ter .É uma pessoa isolada,digamos que fácil de se ver,além de alegações de ser mais violento.
É comum se dizer que um sociopata é criado ,já que ,digamos, que a sua falta de sentimentos é desencadeada, na maior parte das vezes ,por um fato de choque marcante em determinado momento da vida e que geralmente ele busca aplacar esta lembrança ou ,digamos ,apagá-la ."Uma forma de tomar as rédeas da própria vida"
Um psicopata também é reconhecido pela falta de medo e alto nível de adrenalina ,e por serem calculistas ,seus crimes são geralmente planejados ,e os dos sociopatas ,por serem altamente agitados sendo descritos como perturbados ,agem mais por impulsos.
A psicose é uma doença mental que inclui problemas no contato com a realidade, distorções, alucinações e manias. Coisa que os psicopatas ,não tem.

E para quem ainda não pegou a coisa:Se você já pensou ser um psicopata ou sociopata ,pode ficar tranquilo ,pois você não é.Se fosse ,não pensaria que é ou iria atrás de saber,e nem preciso explicar o por quê ,né?Parabéns!!!

Logo mais volto com a continuação deste especial ;D ,se você curtiu dá um joinha ai ou então marca a publicação!
Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário