5 de out de 2015

Monstros do Halloween: Origem do termo

Salve galera do caverna de ideias Tio Loki na área, mais uma vez o estamos aqui juntos para começar a zoeira da semana. Por onde ando vejo lojas com uma decoração de aboboras, morcegos, bruxas e talz.

No post passado contei um pouco da origem do nome Halloween, andei pensando com meus botões, vamos viajar no tempo e saber como começou tudo isso, simbora.

Lá na terra dos velhinhos Druidas, um povo chamado de Celta (não tem nada haver com aquele carro) viviam hoje onde é a Inglaterra por volta do século X a.C. até´por volta de IV d.C., não quer dizer que toda essa galera morreu, os romanos comandados por Julio Cesar invadiram a ilha, a consequência desse rolezinho do passinho dos romanos, foi que a cultura celta misturou-se com a romana. Mas que sáporra tem haver com o Halloween Loki?

Simples, os parças célticos, como a maioria dos povos da antiguidade, tinham um festival para comemorar a colheita, as colheitas eram um ponto crucial, se houvesse fartura, beleza tinha mistura garantida para o inverno inteiro, mas o forninho caia quando a colheita não dava para alimentar todo mundo. O tal festival era chamado de Samhain ( pronuncia-se : Sow'inn) que significa fim de verão, era a transição do verão para o inverno, ou o fim do ano no extremo norte do planeta, o fim das luzes do sol e começo do período das trevas.

Essa data era comemorada no ultimo dia do mês de outubro, dia 31, acreditava-se que as almas e os demônios viam para a Terra, junto da escuridão, por isso as pessoas ascendiam fogueiras para espantar os seres das trevas e usavam mascaras de monstros para confundirem tais criaturas. Daí vem a tradição do uso das fantasias.

Mas não esqueçamos dos amigos romanos, estavam lá na ilha de vez ou outra desde o século II a.C., uns anos depois converteram-se ao cristianismo, como todos sabem os cristãos adoram   uma festa pagã sqn. Por isso o papa Gregorio III acabou com a zoeira no século IX d.C., era comemorado no dia 13 de maio o dia de todos os Santos, mas incorporar a festa ao calendário, transferiu o para o dia 1 de novembro o dia de todos os santos  e dia 2 de finados, assim vema palavra Halloween, Um dia antes do dia de todos os santos, uma transição.

Foi levado aos Estados Unidos por volta do século XVII, com a ida dos imigrantes da Gran Bretanha, assim incorporou tradições como a abobora e a vela dentro, mas isso é assunto de nosso próximo post.

Boa semana meus adorados, fiquem com Odin.


Loki, o deus da Zoeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário