10 de out. de 2015

Monstros do Halloween: Jack O Lanterna.

Salve galerinha do caverna de ideias, essa semana foi daquelas mas aproveitem esses feriados marotos vindo por ai.
Antes de começarem a ler o post, primeiro vocês devem dar play nessa música que tem tudo haver como o post de hoje.



Vamos falar hoje de um dos principais ícone do Halloween, trata-se de Jack Lanterna. É muito comum ver uma abobora com uma vela dentro, são esculpidos olhos e a boca, alguns dizem que é para espantar os espíritos no dia do halloween, há outra versão dizendo que elas servem para iluminar o caminho dos espíritos para que os mesmo não percam o caminho em meio a escuridão e uma terceira versão que dizem que as lanternas são para enganar o Diabo.( na casa do senhor não entra o Satanás, Xó Satanás!!)

Diziam que há muito tempo atrás, na Grã-Bretanha antiga, um bêbado conhecido como Jack o Miserável estava caminhando meio cambaleando numa trilha de uma floresta, quando surge uma sombra dizendo ser o Diabo, que tinham vindo para leva-lo ( nesse tempo ele ainda não havia terceirizado o serviço para a morte), mas Jack muito astuto, antes de morrer convida o Satanás para tomar uns goro, com uma certa relutância o coisa ruim aceita, pensou ele o que há de errado em tomar um drink com bêbado né? e foram ao bar ( beber, cair e levantar).

Não hora de pagar a contar, Jack malandrão disse que estava sem din din, e convence o Diabo a transforma-se em uma moeda, então ele se transforma mas Jack ao invés de pagar a conta coloca a Moeda/Diabo num de seus bolsos onde havia uma cruz de prata, essa sacanagem impedia que o Diabo volta-se a sua forma original ficando preso lá, ( acho que encontrei alguém mais zoeiro do que eu ).

Jack só deixou o Diabo sair de lá depois de pactuarem que quando Jack morresse, ele não iria para o inferno para aquele calor insuportável e sentir aquele cheiro super agradável de enxofre e que o não fosse importunado durante um ano e assim foi. Passado um ano, o Diabo volta novamente, para leva-lo mas Jack tinha um ultimo pedido, antes pedir pediu ao Diabo uma fruto de um arvore que estava bem la no alto, o Diabo sobe na arvore e quando estava pegando a fruta, Jack desenha uma cruz no tronco da arvore, assim o pele vermelha não poderia descer ( oks até o Diabo já fez papel de trouxa e você se lamentando).

O trato dessa vez proposto por Jack era ficar sem ser atazanado por Dez anos, o Diabo como não tinha escolha aceitou mais uma vez. Passado os dez anos Jack já estava muito debilitado pois bebia umas cachaças bagaraí, acabou morrendo e indo para o céu. Deus quando viu de quem se tratava disse, vaza daqui se você trollou o Diabo comigo vai ser fichinha, vá pro inferno!!

Jack não poderia ir para o inferno pois antes havia combinado com o Diabo, sendo assim ele ficou vagando eternamente na escuridão, com pena de Jack, o Diabo dá à ele uma brasa de carvão para iluminar seu caminho, Jack então pega um nabo e coloca a brasa dentro, fazendo uma lanterna, por isso ficando conhecido como Jack O Lanterna. O uso das aboboras é contemporâneo pois nos Estados Unidos não haviam nabos na épocas quando o Halloween foi levado pelos imigrantes.   

Para finalizar, a indicação do Tio Loki é um filme, para os amantes do terror é o filme onde o assassino é o Jack:



Por hoje é só pessoal segunda teremos mais desse nosso especial mês de Outubro sobre as lendas e criaturas do Halloween, mas na segunda tio Loki ta volta com mais curiosidades sobre o Halloween!!

Fiquem com Odin, não fiquem no escuro pois o jack pode te pegar!

Loki, o deus da zoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário