3 de out. de 2015

Monstros do Halloween na Literatura: Vampiros

Salve galera mais linda do caverna de ideias!
Qual a Boa? Por Odin já estamos em outubro, um mês considerado como um rito de passagem para algumas culturas, a morte o fim do começo. Para alguns é motivo de tristeza e respeito para os entes queridos que já se foram, mas para outros um motivo de alegria, quando as almas voltam para a terra para uma visita marota.
Nos Estados Unidos, no fim desse mês, no dia 31, é comemorado o famigerado Halloween,o nome vem do termo em inglês hallow evening, noite sagrada durante o anoitecer do dia 31 de outubro para o dia 1º de novembro, aqui no Brasil é conhecido como dia das bruxas.
Como as almas voltam para Terra, as pessoas devem fantasiar-se, de monstros também, os ícones são: Vampiros, Lobisomem, Frankenstein entre outros.

Nesse primeiro post, vamos conhecer alguns vampiros famosos dos livros

#1 - Conde Drácula - Drácula - Bram Stoker

O vampiro mais famoso da literatura, criado por Bram Stoker, no livro publicado em 1897, alguns encontrarão uma certa dificuldade pois não há o termo ''vampiro'' e sim  '' Nosferatu''. A narrativa da obra é escrita em diários escrito pelos personagens principais.

Houveram inúmeras adaptações do filme drácula, separei três, muito interessantes:

Nosferatu (1922)

 
Um filme alemão traz uma versão alemã de Drácula, um clássico impressionismo alemão, para aqueles que curtem o filme antigo, ainda mais em preto e branco, pega a pipoca se joga debaixo das cobertas.
 
 
 
Drácula (1931)


Uma das mais fieis adaptações do livro, desde quando John Harker vai à Transilvânia até a ida do Conde para Londres, nesse filme outros personagens como: Mina Harker e Dr. Van Helsing, aparecem na trama.


#2 Louis da Pointe du Lac - Entrevista com o vampiro - Anne Rice

O vampiro de Anne Rice é lembrado pela autuação de Brad Pitt no filme entrevista com o vampiro, que tem o mesmo nome do livro escrito pela autora, publicado em 1976. O livro inicia-se com um jovem repórter entrevistando Louis, e este conta sobre sua vida antes de se tornar vampiro, como se transformou, como conheceu Lestat, a vampira Cláudia e Armand. Fala também de suas viagens e reflete sobre vários assuntos como a imortalidade.
Em sua versão brasileira, o livro "Entrevista com o Vampiro" foi traduzido pela escritora Clarice Lispector.

 
 

#3- Edward Cullen - Crepúsculo - Stephenie Meyer

Muitos criticaram a versão meio gay mais humana do vampiro que se apaixona por uma humana, e brilha como uma fada quando entra em contato com o sol, mas a escritora tenta dar uma outra face à uma criatura taxada como sanguinária, bem acho que ideia não foi muito legal em parte da galera, alguns amam e outros odeiam a saga.


 
 
 
 
 
Bem por hoje é só meus amorecos s2... mas não fiquem tristes que na segunda eu volto com um pouquinho mais da origem do halloween. Bom finde e ótimas leituras e que Odin esteja com vocês!
Só não esquecem de deixa um like lá na nossa página Caverna de Ideias!
 
Loki, o Deus da Zoeira.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário