31 de dez. de 2015

6 livros que mudaram minha forma de ver o mundo - Parte IV

2- O Hobbit - J.R.R. Tolkien

Livros nos mudam de muitas formas diferentes- só pelo que falei nessas postagens,dá para perceber que uns podem nos abalar mais que outros ou então nos mudar mais que outros-,mas nem é por isso que devemos desmerecê-los.
Tolkien me mudou para um lado mais alegre da vida na realidade,e mesmo não sendo A Mudança,ele me marcou de uma forma que nenhum outro poderia ,isto é um fato.Afinal ,Tolkien sempre será Tolkien."Em uma toca no chão ,vivia um hobbit" sempre me faz arrepiar além de tudo.
Quem leu-ou para quem não leu-sabe que O Hobbit foi escrito pelo Grande para seus filhos,como uma história a ser contada antes de dormir .Então o livro é cheio de partes em  que ele fala com seus filhos de forma bem travessa as vezes(como quando Gollum faz as charadas para Bilbo e vira e mexe ele fala "vocês com certeza já devem saber a resposta desta"que se duvidar ,você consegue até ouvir o tom de voz dele mudando para quando se fala com bebês.Idiota ,eu sei.Mas dai você fica com cara de burro e com raiva por não desvendar a droga da pergunta que futuramente você descobre que era muito óbvia.Obriga péssima dedução lógica.)
Mas apesar de toda a forma "infantil" que o livro é escrito,eu consegui aprender duas valiosas lições que eu levarei para a vida toda:
1- As pessoas mudam:Eu nunca acreditei que as pessoas realmente mudassem como dizem.Como quando minha avó falava que meus irmãos iam mudar quando começassem a namorar ou que eu ia pensar diferente sobre algumas coisas quando eu chegasse no ensino médio ou na faculdade.Para mim ,todo mundo era o mesmo desde que eu era um embrião dentro do útero da minha mãe.
Mas as pessoas mudam,e bem na época em que parecia que todos estavam mudando(se tornando mais fáceis de mudar de ideia ,hipócritas ou falsos e alguns realmente evoluindo) e eu continuava a ser a mesma pessoa de sempre,eu estava lendo ele, e isso fez eu me perguntar se eu que devia mudar e seguir a vida ,não ficar onde eu sempre estive.
Ver a forma como Bilbo deixou sua área de conforto para ajudar alguém que ele nem conhecia ,mas acabou se transformando em seus melhores amigos por toda a vida.A forma corajosa e única dele de enfrentar os perigos.Ele mudou e continuou mudando ,mas sempre sendo o Bilbo.Isso é meio estranho ,mas na minha cabeça fez todo o sentido.Eu não precisava deixar de ser quem eu era para mudar,para evoluir.Mudar pensamentos e formas de agir não é você se tornar um hipócrita ,mas aprender a viver com outras pessoas e em especial ,com si mesmo.
E claro ,entendi que o dinheiro ,bens e poder mudam as pessoas da água para o vinho ,como aconteceu com Escudo de Carvalho e que sim devemos lutar por essas pessoas também ,por mais que elas não queiram ,mas devemos isso pelos anos de jornadas ,boas e ruins ,ao nosso lado.
2- A vida fica muito melhor quando se deixa sonhar: Tolkien viajou legal na maionese no mundo do elfos ,anões,hobbits,dragões e afins.Parece que ele fumou uns backs daora ,mas e dai? Como disse o poeta Renato Russo "Prefiro ver o mundo como eu o imagino do que vê-lo como realmente é" 
O mundo é feio demais para vivermos 24 horas nele.Se vivermos mais do que o necessário para estudar e trabalhar ,ficamos loucos e paranoicos com ele. Devemos ter uma pausa para viajar na maionese e ver onde nossa imaginação nos leva e isso não é errado.É o mais correto a se fazer
Eu ,nessa época ,preferia os livros que retratavam a realidade.O sofrimento e tudo o mais ,mas aprendi que um pouco de magia e fantasia ,pode mudar os olhos que vêem as coisas ao seu redor.
Como acreditar nos sonhos e em você mesmo,e foi ai ,que eu comecei a ler fantasias e também ,a escrever minhas próprias histórias.

E ai galera ,para quem leu o que vocês sentiram ao terminar essa história incrível?Quem não leu ,deu vontade?! Bora nesse novo ano mudar um pouco?! Feliz Ano Novo galera ,que esse seja o ano das mudanças ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário